Affichage des articles dont le libellé est Detran tenta fazer motoristas do DF respeitarem escolas na volta às aulas. Afficher tous les articles
Affichage des articles dont le libellé est Detran tenta fazer motoristas do DF respeitarem escolas na volta às aulas. Afficher tous les articles

jeudi 29 janvier 2015

Detran tenta fazer motoristas do DF respeitarem escolas na volta às aulas

Detran tenta fazer motoristas do DF respeitarem escolas na volta às aulas



O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) iniciou hoje (29), para o ano de 2015, uma campanha educativa com o tema "Volta às Aulas", com a finalidade de orientar os pais, alunos e as escolas sobre os riscos que as crianças correm e as medidas que devem ser tomadas pelos motoristas, “como não fazer retorno sobre a faixa", segundo a chefe do Núcleo de Campanhas Educativas de Trânsito, Karen Lúcia.



A atuação do Detran diante de uma escola da capital teve a participação de quatro agentes do Departamento e mais seis pessoas que cumprem pena alternativa por infrações de trânsito que cometeram. "É mais uma maneira de reforçar ao cidadão a necessidade de se pensar o trânsito como um órgão onde várias partes precisam fazer sua parte", disse Karen.



Um desses motoristas punidos é o advogado Álvaro Figueiredo, que disse estar ali porque "atropelou um cone" e precisa cumprir 32 horas de serviços como esse para ser liberado da pena. "Esse tipo de ação [do Detran nas escolas] precisa existir e deve continuar existindo. Porque conscientiza os pais e conscientiza também as escolas e os motoristas", disse.



O colégio, na Asa Sul, é o primeiro alvo do Detran este ano. Lá foi distribuído material com panfletos e instruções sobre a campanha e educação no trânsito. Na próxima semana, a campanha irá a outras escolas do Distrito Federal, na terça-feira e na quinta-feira. As escolas ainda não foram definidas, contou a chefe do Núcleo de Campanha.



A campanha deverá servir para melhorar situações como o estacionamento durante as horas de entrada e saída dos alunos e evitar o caos nas proximidades dos colégios: “O pessoal não respeita mesmo, faz o retorno na faixa de pedestre ou para em fila no meio da rua. Nossa preocupação é com os alunos que saem daqui, porque bem na frente da escola existem essas situações", pondera Rosângela Silva, ou Tia Rô, como é chamada pelos pequenos. É Rosângela quem espera as crianças todos os dias para a chegada e a saída deles na escola Maria Auxiliadora, na Asa Sul, em Brasília.



Sua reclamação é logo confirmada quando, enquanto conversava com a Agência Brasil, parou e apontou para a faixa de pedestre, que deveria servir como travessia dos alunos e de pedestres. "Olha ali, o carro retornando bem na faixa, não falei que eles não respeitam? Outro dia quase pegaram um aluno nesse mesmo local", conta, lembrando o caso de motorista que passou sem "dar atenção" para as crianças que saíam da instituição.



O estacionamento da escola parece não comportar a quantidade de carros de pais que vão buscar seus filhos e, por isso, eles justificam que as "paradinhas" são necessárias. É o que diz a empresária de 41 anos e mãe de dois alunos do colégio, de 10 e 3 anos de idade, Andrea Melo: "Vir buscá-los é complicado. Hoje, por exemplo, eu vim mais cedo um pouco para conseguir uma vaga no estacionamento e não ficar esperando no meio da rua. Mas tem dias que não dá",



Andrea vê na campanha uma oportunidade de mostrar às pessoas o quanto deve ser respeitado o espaço onde transitam tantas crianças. Ela chegou do Rio de Janeiro no início do ano e conta que por lá não existem trabalhos educativos como esse. "Além de a situação na frente das escolas ser bem pior por lá, nunca vi uma campanha como essa que está sendo feita aqui. Aprovo muito", declarou.



O colégio na Asa Sul é o primeiro alvo do Detran este ano. Lá foram distribuídos às partes interessadas, material com panfletos e instruções sobre a campanha e educação no trânsito. Na próxima semana ainda serão realizados o mesmo movimento em outras escolas do Distrito Federal, na terça e na quinta-feiras. As escolas ainda não foram definidas, contou a chefe do Núcleo de Campanha.








Detran tenta fazer motoristas do DF respeitarem escolas na volta às aulas