Favorita à nomeação democrata para as presidenciais de 2016, a ex-secretária de Estado terá de evitar erros de 2008 para fazer história e tornar-se a primeira mulher presidente dos EUA.
Quando em janeiro de 2007 Hillary Clinton anunciou "Estou [na corrida]. E entrei para ganhar", ninguém tinha dúvidas de que a ex-primeira-dama ia conseguir a nomeação democrata. Mas bastaram alguns meses de campanha, uma esperança de mudança chamada Barack Obama, uns quantos erros de organização e umas declarações menos felizes de Bill Clinton para destruir o sonho. Agora, quase oito anos depois, Hillary ainda não anunciou se volta a tentar a Casa Branca, mas já conta com a bênção do homem que a derrotou em 2008: o agora presidente Obama.
"Os americanos vão procurar aquele cheiro a carro novo", afirmou Obama numa entrevista à ABC News. O presidente acrescentou: "Os norte-americanos querem conduzir um automóvel que não tenha tantos quilómetros como eu (...) Querem um novo começo." E para o inquilino da Casa Branca, a sua antiga secretária de Estado seria "uma grande presidente".
dn
Hillary já tem bênção de Obama agora só precisa de se afastar dele
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire