dimanche 1 février 2015

Egito ordena deportação do jornalista Peter Grete

Egito ordena deportação do jornalista Peter Grete



O Egito ordenou, este domingo, a expulsão do jornalista australiano Peter Greste, condenado a sete anos de prisão por "difusão de informações falsas" e apoio aos islamitas.



"Há uma decisão presidencial para deportar Peter Greste para a Austrália", disse um responsável do Ministério do Interior citado pela agência France Presse.



Greste, jornalista da Al-Jazira, foi detido em dezembro de 2013 no Cairo, juntamente com outros dois jornalistas da televisão árabe, Mohamed Fahmi, de dupla nacionalidade egípcia e canadiana, e Baher Mohamed, egípcio.



Os três, que cobriram extensivamente a repressão dos islamitas que se seguiu à deposição pelas Forças Armadas do presidente eleito Mohamed Morsi, em julho de 2013, foram condenados em junho de 2014 a penas de prisão entre os sete e os dez anos.



Greste e Fahmy podem ser deportados ao abrigo de uma lei recente que dá ao presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sissi, a competência para repatriar estrangeiros acusados ou condenados pela justiça egípcia para que sejam julgados ou cumpram pena no seu país de origem.








Egito ordena deportação do jornalista Peter Grete

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire